Criar uma Loja Virtual Grátis
Solicitação de trabalho cientifico-Ensino médio
Solicitação de trabalho cientifico-Ensino médio

-ESTA PÁGINA DESTINA-SE A SOLICITAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

- COM/TEMAS/TÍTULOS: Projeto Conservação do Patrimônio Público

-DATAS DE ENTREGA DE TRABALHOS: 30.10.2014

SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - MS

ESCOLA ESTADUAL LINO VILLACHA

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO:  CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

ESCOLA LIMPA – AMBIENTE SAÚDAVEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO GRANDE (MS), 22 DE JULHO DE 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

 

 

PROFº WALDEMIR JARCEM DE LIMA.

 

 

COLABORADORA:

 

PROGETEC: ELBA PEREIRA DA SILVA

 

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

Justificativa .........................................................................................................4

Objetivo geral......................................................................................................5

Objetivos específicos .........................................................................................5

Metodologia ........................................................................................................6

Cronograma ........................................................................................................8

Avaliação ............................................................................................................9

Referências bibliográficas .................................................................................10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


JUSTIFICATIVA

 

 

A Escola é um espaço privilegiado de analise, discussão e reflexão da realidade que formam “Cidadãos conscientes” que contribuem com o desenvolvimento social, podemos considerar como um conjunto de imagens e representações que apresentam   como uma pequena comunidade que interliga o núcleo educacional, familiar e a vida cotidiana.

Segundo Arroyo (1995, p.36):

“A Educação(...)como um dos instrumentos de conquista da liberdade da participação e da cidadania, ora como um dos mecanismos para controlar e dosar os graus de liberdade, de civilização, de racionalidade e de submissão suportáveis pelas novas relações sociais entre homens”.

 

As escolas públicas sempre enfrentam vários problemas, um deles é a falta de preservação do patrimônio público. Para amenizar esta situação, é dever da unidade escolar resgatar junto ao corpo dicente a valorização e a conscientização no intuito de mostrar a vivência em uma instituição limpa em um ambiente saudável  e preservado. A Falta de informação e orientação quanto a preservação, geram muitos gastos  para a instituição. E afirmando para os alunos que a responsabilidade não é só dos governos, mas de todos os componentes escolares, visando um ambiente agradável para estudar.

Percebemos todos os dias na escola a necessidade da conscientização sobre a importância  dos cuidados com o ambiente em que vivemos, e a sua preservação através de ações que afirmam a sua sustentabilidade.

Esse projeto será desenvolvido com alunos do ensino médio do período noturno, com a responsabilidade deste projeto do professor: Waldemir Jarcem de Lima e Colaboração em Especial da Professora: Elba Pereira da Silva (STE), e dos Professores regentes, coordenadores pedagógicos, que terá a finalidade de auxiliá-los na compreensão do processo de desenvolvimento urbano e estimá-los a desenvolver hábitos de preservação ambiental.

Diz Barros (2009,p.5):

“ Na dinâmica das Salas de aula, a educação ambiental se faz presente quando incorpora a preocupação com a qualidade de vida e investiga as relações interdependentes dos elementos do ambiente, relacionando o conhecimento com a complexibilidade das questões sociais e ambientais”.

 

Portanto, através da implantação de novos conceitos, valores e atitudes sustentáveis espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais dos alunos.

 

 

OBJETIVO GERAL

 

  • Conscientizar comunidade escolar quanto a necessidade de preservar e valorizar o patrimônio público e a propriedade coletiva.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Despertar na comunidade escolar o interesse quanto a valorização  e a necessidade de preservação do patrimônio publico.
  • Incentivar a conservação de todos os materiais da Escola: cortinas, cadeiras, portas, pisos, paredes, lousa, ventiladores, ares condicionados, computadores e outros materiais midiáticos, copos, pratos e outros utensílios da cozinha, os vidros, janelas, banheiros, bebedouros e outros matérias didáticos.
  • Mobilizar toda a comunidade escolar para manterem a escola limpa e preservada.
  • Propiciar a reflexão e analise sobre as conseqüências no cenário local do descarte inadequado do lixo, e reduzir sua produção.
  •  Despertar a criatividade a partir da reciclagem/custo e a customização do lixo, utilizando os recursos midiáticos (STE), aliado ao processo de ensino aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

O Projeto será realizado pelos alunos do ensino médio do período noturno, com apoio da professora Elba Pereira da Silva (STE), e de todos os componentes educacionais. O projeto será apresentado primeiramente aos professores utilizando recursos midiáticos, (Power point, textos, imagens, vídeos). Os professores  em sala de aula apresentarão a realidade da escola nas questões danificação, destruição pelos alunos dos  semestres anteriores e estimularão os alunos a discussão sobre o comportamento relacionado a preservação e conservação, os alunos poderão através de seminários, teatros,  e utilizando os recursos midiáticos agendando com antecedência e data pré determinada para realizar suas exposições,  e criando círculos de conversas, varais, musicas, paródias e danças. Segue abaixo os recursos existentes e disponível com  pré agendamento junto a instituição que poderão ser utilizado pelos alunos e professores:

-Sala de tecnologia, televisão, kit multimídia, livros, revistas, jornais, internet, câmara fotográfica, impressões, papel cartão, cartolinas, pincel atômico, cola, tesoura, papel fotográfico, computadores, data show, lixeiras ambientais, grampeadores, barbantes, mural, objetos descartáveis, papel oficio, papel metro.

Em seguida os professores regentes e as turmas na qual irão desenvolver suas atividades específicas a seguir:

 

-SUGESTÕES DE ATIVIDADES INTERDICIPLINARES:

 

Língua Portuguesa, Literatura, Produção Interativa:

- Elaboração de artigos, redações e produção de textos, paródias e músicas  de opinião com os temas: Grafite, Pichação, e patrimônio.

 

Matemática Raciono Lógico e física:

- Construções de gráficos, questionários, Maquetes, planilhas; envolvendo os custos de materiais escolares, e sugestões para amenizar os gastos da escola com a manutenção e temas do meio ambiente

 

História, Filosofia, e Sociologia:

- Produção de pesquisas e textos sobre: preservação, As mudanças ocorridas desde a fundação da escola até presente data.

 

Arte:

- Trabalhos em sala de aula utilizando materiais descartáveis construindo novos objetos de artes, Teatro de fantoches, e peças teatrais.

 

Língua estrangeira:

 

- Confecções de cartazes com a língua inglesa com rótulos de produtos comercializados, análise da composição dos mesmos e seus impactos ambientais gerado pelas embalagens se não forem recicláveis e construções de folder contendo alguns  itens.

 

Educação Física:

 

Confecções de jogos lúdicos utilizando materiais descartáveis.

 

Geografia:

 

- Retirar fotografias do ambiente escolar dos locais com maior danificação e destruição e fazer mapeamento dos locais.

 

Ciências biológicas e química:

 

- Elaboração de jornal falado com reportagens e entrevistas e filmagens  com a comunidade escolar para podermos preservar a escola.

- Realizar trabalhos com a preservação ambiental citando suas cousas e conseqüências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA

 

 

AGOSTO:

 Apresentação do projeto a direção escolar, coordenadores e ao corpo docente e discente, Organização dos grupos de trabalhos solicitando junto aos alunos a coleta  e organização dos materiais a serem utilizados no desenvolvimento das atividades propostas e organização das atividades a serem trabalhadas.

 

SETEMBRO:

- Língua Portuguesa, Literatura, Produção Interativa: Publicação dos  Melhores artigos, redações e produção de textos no blog da escola. Realizações de Paródias e musicas.

- Matemática, Raciocínio Lógico e Física: Exposições dos Gráficos, planilhas e maquetes nos murais e pátio da escola.

-História, Filosofia, e Sociologia: Apresentações em aula expositivas pelos alunos  das pesquisas e dos textos utilizando recursos necessários.

- Arte: Exposições de suas construções artesanais e apresentações das peças teatrais.

-Língua estrangeira: Exposições dos cartazes em mural da escola e exposição dos folders em varais no pátio da escola.

-Educação física: Aplicação dos jogos com os alunos em quadra de esporte.

-Geografia: Exposição das fotografias e mapeamento dos locais ande sofre maiores danificação.

-Ciências, Biologia e Química: Apresentação em sala de multimídia os resultados das filmagens, reportagens, entrevistas dos jornais.

 

Outubro:

 

- Realização de condensado final, com exposições dos melhores trabalhos no blog da escola e postagem na internet (You tube)

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

 

- Serão analisadas as participações, freqüências, interesse, assiduidade dos alunos no desenvolvimento e conclusão das atividades propostas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

- ARROYO, M.G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis:  Vozes, 1995.

 

- FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. Ed. Rio de Janeiro:  Nova Fronteira, 1986.

 

-BARROS, Maria de Lourdes Teixeira. Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais. Rio de  Janeiro. 2009.

 

- Constituição Federal, 1988 – art 225.

 

- REIGOTA, Marcos. A floresta e a escola: por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo: Cortez, 2002.